sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

SUBSÍDIO LIÇÃO 3- JOVENS 1º TRIMESTRE 2018- “O BATISMO DE JESUS”

LIÇÃO BIBLICA JOVENS: SEU REINO NÃO TERÁ FIM
SUBSÍDIO LIÇÃO 3- JOVENS 1º TRIMESTRE 2018- “O batismo de Jesus”
Aula em: 21/01/2018
AUTOR DA LIÇÃO: PR NATALINO DAS NEVES

 Por Jefferson Rodrigues

Olá amigos professores e caríssimos alunos! Neste final de semana vamos estudar o inicio do ministério público de Jesus conforme apresentado pelo Evangelista Mateus. O ponto inicial deste fato é o batismo de Jesus por João, o Batista, no rio Jordão.
Para que o nobre professor inicie sua aula eu recomendo que seja feita a atividade proposta aos mestres na seção “ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA”, onde nos é sugerida a atividade de pedir aos alunos que relatem sua experiência ao serem batizados nas águas. Esta atividade ajudará a “quebrar o gelo” entre os alunos e também contribuirá para se dar início ao tema central da aula: O batismo de Jesus.
Quanto ao subsídio da lição, nesta semana nos centraremos nas seguintes questões: Se Jesus não tinha pecado, por que ele teve que se batizar? Ela realmente não tinha pecado? Estas perguntas fomentarão uma boa discussão no início da aula. Tentaremos apontar um norte na resolução destas questões. Vamos lá?!
I.                   JESUS UM HOMEM QUE NÃO TINHA PECADO
A doutrina da impecabilidade de Jesus é defendida pela Igreja Cristã desde os mais remotos tempos de sua existência. Para justificar esta crença sempre fazemos uso do que  Bíblia Sagrada nos diz sobre Jesus e sua humanidade. O teólogo Wayne Grudem nos traz uma afirmação que substancia a nossa fé na impecabilidade de Jesus. E para apresentar suas teses Grudem destaca o que a Palavra de Deus apresenta a este respeito, vejamos:
“O autor de Hebreus diz que Jesus foi tentado, mas insiste que ele não pecou: "Mas quem foi ele tentado em todos os pontos como nós somos, mas sem pecado" (Atos 4:15).Ele é um sumo sacerdote que é "santo, inocente, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus" (Atos 7:26). Pedro fala de Jesus como "um cordeiro sem mancha ou defeito" (1 Pedro 1:19), utilizando imagens do Antigo Testamento, que é livre de qualquer falha moral. Pedro afirma diretamente: "Não cometemos nenhum pecado, nem houve engano na sua boca" (1 Pedro 2:22).Quando Jesus morreu, foi "o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). E João, em sua primeira epístola, chama Jesus de "Jesus Cristo, o Justo" (1 Jo 2:1) e diz, "e ele não tem pecado" (1 Jo 3:15). É difícil negar, então, que a impecabilidade de Cristo é claramente ensinado nas seções mais importantes do Novo Testamento. Ele era verdadeiramente homem, mas sem pecado[1]”.
Assim, com base nos textos acima citados podemos reafirma: Jesus veio ao mundo sem pecado e desta mesma forma se manteve até cumprir sua missão!  Contudo, cientes deste fato, nos resta a segunda questão: Se Jesus não tinha pecado, qual o motivo para que ele fosse Batizado por João?

II.                POR QUE JESUS RESOLVEU SE BATIZAR?

Já vimos que nosso Mestre não tinha pecado. Porém, uma questão surge ao observamos a finalidade do Batismo efetuado por João. O próprio profeta do Jordão nos diz a finalidade do batismo que efetuava, vejamos:  E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento;[...](Mt 3.11 a). Ora, se Jesus era sem pecado, fato inclusive confirmado pela recusa de João em querer Batizar Jesus ao dizer: “Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?” (Mt 3.14); Por que Jesus insistia em cumprir este projeto?
No primeiro momento encontramos o próprio Jesus respondendo a objeção de João, dizendo: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu”(Mt 3.15). O objetivo primário era cumprir TODA A JUSTIÇA. João entendeu esta afirmação, pois o texto nos informa que “então ele o permitiu”. Mas de fato, para eu e você, o que isto significa? E a questão de Jesus ser sem pecado e ao mesmo tempo receber um batismo para o arrependimento de pecados? Parece sem lógica, não? Passemos então a explicar estes pontos.
1.    Convém cumprir toda a Justiça. Este ponto é motivo de grandes controvérsias e dificuldades. Existe pelo menos 5 posições sobre o estas palavras de Jesus. A seguir a faremos um resumo de cada uma destas posições: 1. Se refere a cumprir todas as ordenanças; 2. Outros ligam o Batismo a circuncisão, sendo este o novo paradigma para os cristão, sendo necessário o Batismo como marca de inclusão no corpo de Cristo (ponto que discordamos bem!); 3. Aqui se defende que Jesus havia cumprido toda a Lei de Moisés e agora faltava apenas o rito do Batismo. A falha nesta interpretação acontece pelo fato do Batismo ser um rito destinado aos gentios que se convertiam ao judaísmo; sendo assim, Jesus já era Judeu e ficaria difícil ver como desta forma Jesus continuaria a cumprir a lei dos judeus, de Moisés, aceitando o Batismo; 4. A quarta posição é referente ao exemplo, ou seja, Jesus se batizou para deixar o exemplo à Igreja sobre a importância do Batismo (nos parece uma posição razoável e possível de ser alinhada com a seguinte). 5. A quinta e ultima posição parece ser mais coerente e nos é apresentada pelo grande comentador bíblico Russel N. Champlin que assim nos diz:
“Jesus reconheceu o principio do arrependimento, ‘honrou o ministério’ de João como seu predecessor e companheiro no ministério da Palavra de Deus. Jesus identificou-se com a minoria crente, e assim honrou seus passos no caminho da justiça. Jesus precisava da consagração dada por Deus no principio de seu ministério, como os sacerdotes do AT. Todas essas coisas fariam parte da justiça de Deus, em relação a vida e ministério de Cristo. Incluindo tudo isso em seu batismo, Jesus ‘cumpriu toda a justiça[2]’”
2.    Se Jesus era sem pecado por que então ele se batizou? Talvez a esta altura você já tenha conseguido formular parte da resposta para esta questão. Contudo, acreditamos que o comentarista Warren W. Wiersbe irá nos ajudar a esclarecer este ponto. Vejamos:
“Jesus não foi Batizado por ser um pecador arrependido. Até mesmo João tentou detê-lo, mas Jesus sabia que essa era a vontade do Pai. Por que Jesus foi Batizado? Em primeiro lugar seu batismo foi uma forma de aprovar o ministério de João. Em segundo lugar, mediante o batismo, Cristo identificou-se com os publicanos e pecadores, as pessas que veio salvar. Mas, acima de tudo foi um retrato do futuro batismo na cruz (Mt 20.22; Lc 12.50) no qual seria coberto por todas as ‘ondas e vagas’ do julgamento de Deus (Sl 42.7; Jn 2.3)[3]
Sobre último o batismo como ponto de identificação entre Jesus e os pecadores precisamos dar um enfoque especial, pois toda a missão de Jesus está em resgatar a humanidade pecadora para o Reino de seu Pai. Assim, é valido concluir com as colocações que o Ralph Earle nos faz ao citar G. Campbell Morgan: Quando Jesus deixou o que na sua vida era preparatório e começou o verdadeiro trabalho do ministério, Ele se dedicou ao tema definitivo de Sua obra, ou seja, uma identificação com os homens até mesmo na morte[4]

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos com estas informações termos contribuído para o aprimoramento de sua aula. Aprendemos que Jesus é o Perfeito  Sacrifício de Deus, sem manchas e defeitos. Este fato simboliza a sua impecabilidade. Contudo, mesmo sem pecados ele se submeteu ao batismo de arrependimento ofertado por João. Este fato se deu para que “cumprisse toda a lei”.
Jesus mesmo sem pecado foi batizado. Este batismo serviu para honrar o ministério publico de João, assim como foi um exemplo para a Igreja futura. Não obstante, podemos concluir definindo que o batismo é uma identificação de Jesus (Santo e Perfeito) com aqueles que Ele veio redimir (pecadores perdidos).
Assim, além do sublime testemunho de Deus Pai sobre Jesus (Mt 3.16,17), aprendemos que o Batismo de Jesus é de suma importância para marcar o inicio do ministério terreno do Cristo. Que o Espírito Santo o ilumine no estudo deste capítulo das Sagradas Escrituras, assim como no estudo diligente da lição desta semana!
Em Cristo,
Jefferson Rodrigues - professor e escritor




REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2015. Vol. 1.
DAS NEVES, Natalino. Lições Bíblicas Jovens: Seu Reino não terá fim. Rio de Janeiro, CPAD, 2018.
EARLE, Ralph. Evangelho segundo Mateus. In: EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood; et ali. Comentário Bíblico Beacon: João a Atos. 2ª impressão. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus- CPAD, 2015, Vol. 6.
GRUDEM, WAYNE. Teologia Sistemática. 2ª Edição. - São Paulo: Editora Vida, 2010.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico expositivo: Antigo e Novo Testamento. 9ª reimpressão. Santo André, SP: editora Geográfica, 2015. Vol. 1, 2, 3, 4, 5 e 6.





[1] GRUDEM, 2010, p.441
[2] CHMPLIN, 2015, p.285
[3] WIERSBE, 2015, p.19
[4] EARLE, 2015, p.44

Um comentário:

  1. meu nobre irmão , que maravilhoso subsidio estou empactado ,minha mente agora ficou bem mais ampla , certamente vou poder passar algo com qualidade aos meus alunos na EBD

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!