segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harry Potter: O que tem por trás do filme


Harry Potter: cristão alerta sobre conteúdo da saga

Dr. Ted Baehr, presidente da Comissão Cristã de Filme e TV nos EUA, destaca que Deus condena veementemente a feitiçaria

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II, o último filme da série Harry Potter, chegou aos cinemas nesta sexta-feira (15). Após 10 anos, a trama continua a atrair milhões de admiradores adolescentes. Somente a sessão de pré-estreia nos Estados Unidos, na quinta-feira (14), à noite, arrecadou U$ 43,5 milhões. Junto com o sucesso, a saga continua a oferecer ao público alguns perigos, com conteúdo sobre ocultismo, bruxaria e falsa religião, alerta o estudioso Dr. Ted Baehr, presidente da Comissão Cristã de Filme e Televisão nos EUA.

"O capítulo final para as histórias de Harry Potter, como os livros, contém alguns elementos alegóricos evidentes aos cristãos. Mas, a versão do filme altera ligeiramente o confronto final entre o herói e o vilão para torná-lo ainda mais em um espetacular confronto entre dois mágicos feiticeiros”, Baehr disse.

Baehr, teólogo e estudioso da Bíblia, destacou que Deus condena veementemente a bruxaria e a feitiçaria em Deuteronômio 18:10-13. Além do mais, acrescenta Baehr, "o povo de Deus não fala ou consulta os mortos, e é exatamente o que acontece no final do filme Harry Potter".

Um outro problema do filme, Baehr frisa, é uma linha de diálogo sugerindo que as pessoas merecedoras serão recompensadas. "Isso vai contra os ensinamentos cristãos. A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23), e que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8)", Baehr diz.

"Essa linha de diálogo pode parecer para algumas pessoas como uma coisa menor ou um distante ponto de discussão teológica, mas 50 anos de pesquisa mostram que as pessoas, especialmente crianças e adolescentes impressionáveis, são influenciados pelo que vêem nos filmes e na televisão”, afirma o teólogo.

Baehr disse ainda que todo cristão, especialmente pais, professores, religiosos e líderes nos meios de comunicação de massa, tem o dever de guardar os corações e mentes das crianças e adolescentes de falsas ideias e do mal que pode levar à destruição do comportamento. Questões teológicas são tão importantes quanto as morais e as filosóficas.

Presidente da Comissão Cristã de Filme e Televisão, Baehr aconselhou os pais, avós, professores e líderes religiosos a alertar crianças e adolescentes sobre os perigos de ver filmes e programas de televisão como Harry Potter. Tutores devem ensinar as crianças a escolher o bem e a rejeitar o mal. Em vez de filmes como Harry Potter, Baehr recomenda filmes como Crônicas de Nárnia, que pelo menos possuiu alguma mensagem bíblica.

Fonte: Charisma News/Redação CPADNews

6 comentários:

  1. Discordo totalmente - mas respeitosamente.
    O mundo de ficção de Harry Potter não tem nada a ver com a feitiçaria mencionada na Bíblia. Quando nós crentes vamos deixar de ser tão preconceituosos?
    Caro Jefferson, por favor leia minha opinião no meu blog:
    http://calebante.blogspot.com/2012/02/harry-potter-e-biblia-uma-opiniao.html
    Em Cristo,
    Calebe

    ResponderExcluir
  2. Calebe agradeço sua presença em nosso blog, História com Cristo. Quero, assim como você, discordar de suas colocações, não totalmente, tendo em vista que em tudo podemos tirar proveito, mas discordarei de forma parcial naquilo em que a Bíblia condena. Discordo principalmente pela sua argumentação de que a feitiçaria praticada por Potter é diferente daquela tratada pela Bíblia. Faço isto com base na própria Palavra, pois o termo feitiçaria se refere não especificamente a ações como as realizadas pelos oráculos gregos, ou ainda mesopotâmicos. Feitiçaria refere-se a toda ação que tenha conotação mágica, como aquela pratica por Elimas descrita em Atos 13:8-12, ou ainda Simão (At 8:9). Diante disto já posso considerar seus argumentos em favor de Potter mais uma ação de alguém que gosta da série do que alguém que prese pelos princípios cristãos bíblicos. Ressalto ainda que toda criança e adolescente tem o direito de viver o lúdico, como lendas, papai noel, e até mesmo Harry Potter, todavia é dever dos pais e tutores educar seus filhos conscientes de que "tudo é licito, mas nem tudo convém" (1 Cor. 6:12), e orientá-los sobre o caminho certo a seguir (Prov. 22:6). Por fim não considere o todo pela parte, muitos cristãos que discordam de tais filmes ou seriados tem bastante conhecimento secular, inclusive sendo pos graduados nas mais diversas áreas de formação e, portanto dotado de muito senso crítico. Quando porém, você discordar de algo que a Bíblia condena procure fazê-lo com base na própria Bíblia, pois se assim não for soará apenas como a sua opinião de fã. Encerro citando o que a Bíblia nos diz sobre a feitiçaria: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e AOS FEITICEIROS, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8).
    Posto isto, agradeço ao irmão pela visita e fico a inteira disposição para colaborar e compartilhar idéias com o irmão a respeito do Reino de Deus.
    Em Cristo, Jefferson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão Jefferson, também agradeço a sua participação no meu blog. É sempre um prazer responder a um comentário!
    Salvo engano, eu também tenho senso crítico e minhas opiniões também se baseiam na minha formação acadêmica (estou me mestrando em Física). Penso que o senhor está enganado a meu respeito quando acha que eu não prezo pelos princípios bíblicos. Prezo sim, mas não acredito - reitero - que a magia dos livros de Harry Potter tenha qualquer coisa a ver com a feitiçaria que a Bíblia enfaticamente condena.
    Eu costumo encarar qualquer universo dos livros de ficção como mundos com uma física diferente da nossa. No universo de HP, por exemplo, a vontade dos personagens tem poder de influenciar o mundo natural. É claro que isto não acontece no mundo real, mas estaríamos pecando em pensar em como seriam as coisas se acontecesse? Estaríamos pecando em usar nossa imaginação para criar mundos onde há cavalos alados e pessoas ao morrer podem deixar uma recordação viva de si mesmas? Creio que não!
    Na Bíblia, que não fala de fantasias, e sim do mundo real, a feitiçaria era a tentativa de influenciar pessoas e eventos recorrendo a poderes sobre-humanos. Se alguém realmente conseguia fazer isso, era certamente através de poderes herdados de Satanás e seus anjos, como parece ter sido o caso de Simão. Se não conseguia, estava usando de charlatanismo para enganar as pessoas, como os servos do faraó ao tentarem reproduzir o milagre que Deus realizou por meio de Moisés. A Bíblia condena as duas ações, ou por idolatria ou por mentira. A literatura e a ficção não têm a ver nem com uma coisa nem com outra: tem a ver com a imaginação.
    Em Cristo, Calebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calebe o pior cego não é aquele que não enxerga, mas sim aquele que não quer enxergar!!!
      Peça discernimento a Deus, que ele certamente te responderá!!

      Excluir
  4. sou totalmente contra a saga Harry Potter...concordo com vc irmão Jefferson...
    nao vejo a hora do SENHOR JESUS vir buscar a igreja..ae sim irá vir a verdade!!!

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!